Dados de Faturação
Você adicionou , o que deseja fazer agora?
Voltar! Fechar Compra!

Quais são as profissões do futuro, e as competências que precisa de ter?

Desde a programação às vendas, saiba quais são as profissões do futuro e as competências que precisa de desenvolver!

Hoje em dia não é só sobre salários que os profissionais de cada área querem saber. Hoje em dia são mais as questões que fazem. Questões estas como, quais são os benefícios que posso ter nesta carreira? Vou-me sentir bem a trabalhar naquele espaço? Vou estar satisfeito com o meu papel?

As profissões do futuro não se concentram apenas no ótimo salário que podem providenciar, mas também noutras questões, como o conforto e o psicológico de cada um.

Dos empregos “físicos” à era do “digital”, este é o cenário do trabalho no mundo pós-Covid, onde as máquinas se aproximam cada vez mais de nós.

 

E quais são as profissões do futuro?

  • Especialistas em segurança de dados e técnicos de cibersegurança;
  • Analistas, engenheiros e cientistas de dados;
  • Operacionais de E-Commerce;
  • Especialista em desenvolvimento de Softwares;
  • Especialistas em inteligência artificial, automação e machine learning;
  • Especialistas em Marketing Digital e criadores de conteúdos;
  • UX Designers;
  • Médicos e enfermeiros especialistas em saúde mental;
  • Dentistas;
  • Comerciais e vendas;

 

Algumas competências que deve ter para as profissões do futuro

Cerca de 87 milhões de postos de trabalho vão ser alterados devido à automação de alguns processos.

Serão valorizadas competências como a de resolução de problemas, capacidade de inovação e pensamento analítico.

Pessoas com a capacidade de resolver problemas complexos, com um espírito crítico e também que trazem criatividade, originalidade e iniciativa à equipa serão extremamente valorizadas.

A autonomia, a autogestão, a proatividade, sobretudo no que diz respeito à capacidade ativa de aprender e ter estratégias de aprendizagem estão noutro patamar, assim como, a resiliência, resistência ao stress e flexibilidade.

Outro ponto muito importante, são as competências tecnológicas. Talvez das mais importantes a ter, o domínio e o controlo da tecnologia é essencial.

Por último, mas não menos importantes, são as competências interpessoais. Aqui destaca-se a capacidade de liderança e até a influência social.


Esta lista das “melhores profissões do futuro” foi baseada em investigações de entidades no mercado laboral e plataformas digitais. Não seguem uma ordem de prioridade.

 

O Grupo Oporto Forte desenvolve as competências dos seus colaboradores, de modo a contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. Através de formações transversais às restantes áreas da vida, nos domínios da inteligência intrapessoal, interpessoal e sistémica, nivelando os conhecimentos dos participantes, capacitando-os a construir ou a desenvolver autonomamente o bem-estar e resultados consistentes de excelência.

Saiba como o Grupo Oporto Forte pode contribuir para o desenvolvimento dos seus colaboradores através das nossas formações in company, e consequentemente, para o sucesso da sua empresa.

Deixe seu comentário aqui: